ENVIO GRÁTIS A PARTIR DE 38€ - PT CONTINENTAL e 72€ - ILHAS

Produtos sem Glúten

Produtos sem Glúten
Produtos sem Glúten

Distribuímos em Portugal uma vasta gama de produtos sem glúten, para celíacos, intolerantes ao glúten. 

Produtos sem Glúten
Produtos sem Glúten
Dúvidas Frequentes
O que é a intolerância ao glúten?

A intolerância ao glúten é uma situação desencadeada pelo consumo de proteínas de alguns cereais que provocam a mal absorção dos nutrientes ingeridos, tais como as vitaminas, minerais, glúcidos, lípidos e outras proteínas.
Uma vez diagnosticada a intolerância, é necessário tomar medidas para lutar contra esta doença. O único tratamento a fazer é a retirada total do glúten.

O que é o glúten?

O glúten é a fração solúvel em água das proteínas contidas nos cereais. Representa 80% dos 9 a 10g de proteínas que contêm as farinhas.

Quando foi documentada pela primeira vez a doença celíaca?
A descoberta de uma causa efeito entre a intolerância ao glúten e a ingestão de cereais, só foi estabelecida cerca de 1950 graças aos estudos do pediatra holandês W.K.Dicke.
Em 1954, foram demonstradas as consequências do glúten sobre o intestino de doentes celíacos nomeadamente a atrofia da parede do tubo digestivo.
Por volta de 1980 foi demonstrado o papel do sistema imunitário na reação do intestino ao glúten.

Intolerância ao glúten e doença celíaca são a mesma coisa?

Descrita pela primeira vez no ano 250, a intolerância ao glúten é também designada como doença celíaca

Em que idade pode aparecer a doença celíaca?

Os sintomas podem aparecer em qualquer idade.
Na infância, e mais frequentemente entre os 6 meses e os 2 anos, após a introdução do glúten na alimentação.
Na idade adulta, entre os 20 e os 40 anos, muitas vezes após um acontecimento particularmente traumático na vida da pessoa.

É fácil diagnosticar a intolerância ao glúten?

Esta patologia é difícil de diagnosticar, em especial pelo facto de os sintomas serem pouco visíveis. É necessário fazer alguns testes junto de um especialista.

Quais as consequências da intolerância ao glúten  no nosso organismo?

A intolerância ao glúten é uma anomalia autoimune do intestino delgado, caracterizada por uma inflamação. Nos pacientes com esta patologia, produz-se uma reacção ao glúten, materializada por uma agressão do organismo contra o seu próprio intestino delgado.
Este apresenta uma atrofia das suas vilosidades que são responsáveis pela absorção dos nutrientes. Como resultado, temos uma mal absorção alimentar.

Alergia e intolerância ao glúten são a mesma coisa?

Muitas vezes a alergia alimentar confunde-se com intolerância alimentar. As duas recções são no entanto muito diferentes: os mediadores da reação não são os mesmos.

Qual a diferença entre alergia e intolerância ao glúten?

A alergia alimentar manifesta-se por uma reação imunitária anormal a alergéneos, conduzindo à formação de anticorpos que vão depois produzir a libertação de outras moléculas responsáveis pela aparição dos sintomas.
 No caso das intolerâncias, o corpo não é capaz de digerir o glúten presente nos alimentos consumidos, uma vez que a enzima necessária a essa digestão está ausente ou inativa. A reação deve-se ao alimento não digerido.
Mesmo que o sistema imunitário seja solicitado, ele ataca o seu próprio corpo, e não um qualquer invasor externo. A definição de alergia, não é por isso adequada.